SIMPLES, FÁCIL, CÓMODO!

Para começar basta enviar toda a documentação (original) da sua viatura para a Manheim, com a maior brevidade possível.
O Envio dos originais via CTT e de toda a documentação, deverá ser feito para:
MANHEIM PORTUGAL, Edificio Manheim MARL, Lugar do Quintanilho 2660-421 São Julião do Tojal

PASSO 01

DOCUMENTAÇÃO A ENVIAR

 

Para iniciarmos o seu processo de venda necessitamos que nos envie os ORIGINAIS dos documentos que abaixo mencionamos, juntamente com um contacto direto (telemóvel) para que possamos entrar em contacto consigo sempre que necessário.

 

– Certidão Permanente Automóvel
Deverá solicitar este documento na conservatória Registo Automóvel ou no IMT Online em
https://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/

 

– Documento Único Automóvel ou TRP + Livrete

Original dos documentos da sua viatura – Documento único ou os documentos anteriores ao que são o Titulo de Registro de Propriedade (Documento Azul) mais o  Livrete (Documento Verde)

Caso não tenha os mesmos por apreensão deve enviar o modelo 13 conforme abaixo indicado.

 

– Modelo 13 [ Faça aqui o download ]
Documento que substitui a ausência de documento da viatura, em caso de Apreensão dos Documentos (anexar a cópia do Auto Apreensão) e/ou Extraviados/Perdidos (juntar uma guia de características).
Se a viatura estiver registada em nome de Pessoa Colectiva este documento deverá ser assinado e reconhecido na qualidade de poderes para o ato.
A morada a preencher é a morada que consta no documento da viatura.

 

– Requerimento Registo Automóvel [ Faça aqui o download ]
Este documento permite a transferência de propriedade da viatura. Deverá preencher apenas o CAMPO 4 (Sujeito Passivo). A morada a preencher tem de ser a mesma que consta no documento da viatura e deve ASSINAR CAMPO 8 (linha do sujeito passivo).
Se a viatura estiver registada em nome de empresa este documento tem de ser Assinado e Reconhecido na qualidade de poderes para o ato.

 

– Modelo 9 [ Faça aqui o download ]
Documento para o cancelamento da matricula. Não pode conter rasuras nem corretor.
Preencher e assinar apenas no campo do Requerente, a morada a preencher tem de ser a mesma que consta no documento da viatura.
Se a viatura estiver registada em nome de empresa este documento tem de ser Assinado e Reconhecido na qualidade de poderes para o ato.

 

– Autorização de levantamento [ Faça aqui o download ]
Documento necessário para realizarmos a recolha da viatura na oficina onde se encontra. OBRIGATÓRIO: Morada e Contacto.

 

– Recibo de Quitação / Fatura de Venda [ Faça aqui o download ]
Documento que serve de Recibo para o pagamento da viatura. Se for em nome particular, deverá nos enviar o recibo de Quitação que aqui se encontra.

Se a viatura estiver registada em nome de empresa a mesma deverá enviar fatura de venda do salvado no valor indicado pela companhia de seguros, ao valor proposto não acresce IVA.

 

– Comprovativo de IBAN
Junte um comprovativo do seu IBAN o qual pode encontrar no seu extrato bancário, que pode solicitar numa caixa multibanco, ou usando o seu Banco Online.

 

– Certificado Inspeção + Comprovativo de IUC
Caso tenha, deverá nos enviar ainda o Original do Certificado de Inspeção (IPO)
Deverá ainda juntar o comprovativo do pagamento do IUC (Selo de Circulação) que pode encontrar no seu portal das finanças.

 

– Cópia do Cartão Cidadão / Bilhete de Identidade e Contribuinte (NIF)

 

NOTA: Viaturas com reservas, termos de resolução de locação financeira e hipoteca
Se existir reserva de propriedade, locação financeira ou hipoteca as mesmas deverão ser extintas, só aceitaremos como documentos válidos de venda se estes estiverem em nome do proprietário livre de qualquer ónus ou encargo.
Deverá solicitar a extinção da reserva ou locação junto da entidade financiadora da viatura.

 

PASSO 02

RECEÇÃO E VALIDAÇÃO DE TODA A DOCUMENTAÇÃO

Depois de reunir toda a documentação necessária deverá nos enviar via CTT ou entregar em mão os ORIGINAIS para que possamos dar seguimento ao processo.

Toda a documentação será depois analisada pela nossa Equipa que a validará.

Caso a documentação não esteja em conformidade, a Manheim entra em contacto por telefone e/ou email alertando o que é necessário corrigir e voltar a enviar para que possamos avançar com a tramitação o mais brevemente possível.

É importante que envie um contacto telefónico.

PASSO 03

RECOLHA DA PERDA TOTAL APÓS TODA A DOCUMENTAÇÃO ESTAR EM CONFORMIDADE

Após a validação de toda a documentação por parte da Manheim, iremos proceder à recolha da sua viatura, que acontecerá num prazo de 4 a 5 dias uteis (O prazo de recolha depende da localização).

Para que se possa fazer o levantamento mais rapidamente possível é muito importante que a Autorização de Levantamento venha devidamente preenchida com a Morada e contacto da Oficina.

PASSO 04

PAGAMENTO

O pagamento é feito pela Manheim após o Levantamento da Viatura, para o IBAN indicado (comprovativo solicitado na documentação) num prazo de 48h.

PASSO 05

CONCLUSÃO DO PROCESSO

A Manheim assegura a parte processual do processo que poderá demorar entre 30 a 60 dias:

 

– Averbamento da perda total através do recondicionamento da viatura

A Perda Total poderá ser recondicionada, pelo comprador final,

o que obriga a um novo averbamento da mesma. Neste sentido a Manheim assegura que o novo comprador nos faz chegar toda a documentação necessária para que a transferência de propriedade seja registada na Conservatória do Registo Automóvel, sendo que a mesmo terá que ser submetido a uma nova Inspeção tipo “B” para reposição em circulação.

 

– Abate: Viatura em Fim de Vida [ VFV ]

O Veículo sinistrado pode ser considerado Veículo em Fim de Vida (VFV) pelo que o mesmo deverá ser encaminhado para um Centro de Abate Credenciado, para ser emitido o Certificado de Abate do mesmo para efeitos de cancelamento de matrícula e respetivo registo.

Esta entrega garante que o VFV será tratado de forma ambientalmente correcta e que os respetivos registos de propriedade e matrícula são cancelados, sendo esta a única forma de extinguir o direito ao IUC (Imposto Único de Circulação).

PASSO 06

IUC (IMPOSTO ÚNICO DE CIRCULAÇÃO)

O Imposto é devido ao Titular do registo até ao cancelamento da matrícula
ou transferência de proprietário, pelo que é necessário (caso o processo de tramitação seja realizado no mês de matricula) a sua regularização podendo incorrer em coimas e juros se não o fizer.